para ver para ler para aprender para jogar para fazer para conhecer

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


para página sobre o reino animal

para página sobre os animais da quinta

para página sobre os mamíferos

para página sobre as aves

para página sobre os peixes

para página sobre os répteis

para página sobre os anfíbios

para página sobre os invertebrados

para página sobre a fauna aquática



para página sobre a natureza e o meio ambiente natural

lê sobre o meio aquático

lê sobre o céu e as nuvens

lê sobre as dunas

para página sobre as plantas

para a página do sistema solar

para a página das estações do ano

 
  título da página sobre as árvores  
 

O que é uma árvore?
Uma árvore é uma grande planta linhosa e vivaz cujo caule se chama tronco e suporta os ramos e os galhos com folhas. A maior parte das árvores florescem na primavera e dão fruto no verão ou no início do outono.

Quanto à folhagem, como podem ser as árvores?
- de folhagem persistente quando permanecem verdes todo o ano, quer dizer, quando não perdem as folhas, como no caso dos pinheiros e dos abetos;
- de folhagem caduca quando as folhas caem todos os anos, normalmente no início do outono, como acontece com a maior parte das árvores de fruto.

Quais são as principais partes de uma árvore?
As árvores, bem como todas as outras plantas, possuem
- uma raíz que as fixa à terra e lhes assegura a água e os sais minerais essenciais ao seu desenvolvimento.
- os caules, que as suportam e de onde partem as folhas, as flores e os frutos. Os caules podem crescer a direito, rastejar pelo solo, ou trepar por muros e cercas. Há plantas que podem ter um, ou mais caules.
- as folhas, que são basicamente uma máquina de produzir alimento, pois é através delas que se realiza a fotossíntese da clorofila, o pigmento que dá a cor verde às folhas.

Por que precisam as árvores da luz do Sol?
Sem a luz do Sol, as plantas verdes não conseguiriam fixar o carbono com que produzem a clorofila, a substância (pigmento) que dá a cor verde às folhas. A produção de clorofila pela acção da luz do Sol chama-se fotossíntese.

Quando dão flor e fruto as árvores?
A maior parte das árvores de fruto florescem na primavera e dão fruto no verão, outras no início do outono. Mas há árvores que dão fruta no inverno, como é o caso dos citrinos (laranjeira, limoeiro, tangerineira) e dos ananases.

Quando apareceram na Terra as primeiras árvores?
Os primeiros fósseis de árvores encontrados datam de 385 milões de anos. Para comparares com os homens, um dos fósseis mais antigos de hominídeos, Lucy, tem uma idade estimada entre 3,22 e 3,18 milhões de anos. Quanto aos homens modernos, só apareceram há cerca de 200 mil anos.

Como deves estar recordado, na estória Pinguim e a Figueira, falámos de dois tipos de árvores: o pinheiro e a figueira. Vamos agora aprender sobre cada uma delas.

 
 
foto de figueira e figos

A figueira

A figueira é uma árvore de fruto com grandes folhas que caem todos os anos no princípio do outono. Por isso, dizemos que a figueira é uma árvore de folha caduca, como aliás a maioria das outras árvores de fruto. A figueira dá figos, um fruto carnudo e açucarado em forma de pera e com bastantes grainhas. Um terreno com muitas árvores de fruto chama-se pomar.

foto de pinheiro

O pinheiro

O pinheiro, que conserva as folhas verdes durante todo o ano, é uma árvore de folha persistente que pertence família das coníferas. O pinheiro tanto pode ser manso como bravo e é uma árvore muito útil pela madeira e pela resina que fornece e serve para fazer vernizes, medicamentos e outros produtos.

É uma árvore característica das regiões com clima mediterrânico, por isso o encontramos tanto em Portugal; mas o pinheiro bravo abunda especialmente no litoral norte do país, onde existe mais humidade para o seu desenvolvimento. O abeto é o "primo" nórdico do nosso pinheiro e abunda nas florestas do Norte da Europa.

A um terreno plantado de pinheiros chama-se pinhal. O maior pinhal de Portugal é o Pinhal de Leiria, também chamado Pinhal do Rei. Começou a ser plantado no reinado de D. Sancho I, mas foi sob D. Dinis que este pinhal atingiu uma tão grande extensão. No início, a sua função era suster as areias da costa, para que elas não invadissem o interior do país.

Hoje em dia, o Pinhal de Leiria e todas as matas e sítios naturais são alguns dos poucos "pulmões verdes" que existem no nosso país. Os jovens como tu, os teus filhos, e as gerações que vierem depois deles, vão ter a dura tarefa de salvar o nosso planeta Terra, que as gerações do século XX quase conseguiram destruir.
 
 
 

Sabes por que razão...

os pinheiros estão sempre verdes?
Pois bem, é por causa das folhas, em forma de agulhas, que duram muito tempo na árvore e não caem todas ao mesmo tempo.
As coníferas são plantas que produzem pinhas e pensa-se que foram das primeiras a aparecer sobre a Terra: já existiam há 200 milhões de anos!

 
 
  assinatura do Barry
 
  voltar à página sobre os mamíferos

 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues. Todos os direitos reservados