para ver para ler para aprender para jogar para fazer para conhecer

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


para página sobre o reino animal

para página sobre os animais da quinta

para página sobre os mamíferos

para página sobre as aves

para página sobre os peixes

para página sobre os répteis

para página sobre os anfíbios

para página sobre os invertebrados


 
  título da página sobre as aves  
         
  O meu bom amigo Piu-Piu é um verdelhão. Um verdelhão é uma ave e, como todas as aves, o Piu-Piu gosta muito de chilrear e... de voar. Fiz-lhe por isso algumas perguntas sobre aves em geral, e eis o que eu aprendi com ele. Mas, antes de continuares a ler mais abaixo, vê esta apresentação, com fotos maravilhosas de várias aves.

Amazing Birds (3)

Mais apresentações de Nubia e de Dulce Rodrigues

As aves têm os membros anteriores transformados em asas e o corpo coberto de penas, que servem para manter constante a temperatura do corpo. Assim, as aves não têm muito frio no Inverno, nem muito calor no Verão. Os pés dos pássaros têm quatro dedos anteriores similares e um polegar mais desenvolvido, mas irreversível.

Quanto à alimentação, umas aves alimentam-se de sementes, grãos e frutos de baga, outras de insectos e vermes. Todas as aves se alimentam com o bico, cuja forma depende do tipo de alimentação.

Todas as aves são ovíparas, isto é, reproduzem-se por meio de ovos. Os pintos nascem sem plumas e são muito frágeis e indefesos; passam os primeiros dias no aconchego do ninho, protegidos e alimentados pelos pais.

Tal como os mamíferos, as aves também são animais vertebrados que têm o coração dividido em duas aurículas e dois ventrículos. Formam uma classe (Aves) subdividida em cerca de 30 ordens, das quais a dos pássaros inclui mais de metade das espécies de aves conhecidas e são também as mais pequenas.

Gostarás talvez de saber quais são os pássaros mais conhecidos na Europa e os respectivos habitats. Clica nas imagens para leres sobre eles.

verdelhão canário chapim-real melro
 
pardal rouxinol tentilhão andorinha


 
 

Sabias que...

o antepassado das aves é o dinossauro?
Por muito estranho que isso te possa parecer, os cientistas assim o afirmam.

 
 
assinatura do Barry
 
  voltar à anterior  
 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues, 2009. Todos os direitos reservados