para ver para ler para aprender para jogar para fazer para conhecer

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


para página sobre o reino animal

para página sobre os animais da quinta

para página sobre os mamíferos

para página sobre as aves

para página sobre os peixes

para página sobre os répteis

para página sobre os anfíbios

para página sobre os invertebrados

para página sobre a fauna aquática



para página sobre a natureza e o meio ambiente natural

para página sobre as plantas

para a página do meio urbano

para a página do sistema solar

para a página das estações do ano

 
  sistema solar  
         
  Como sabes, há quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. O Pinguim, herói do conto Pinguim e a Figueira, preferia o verão, a época das férias grandes, quando a praia estava cheia de miúdos e ele podia ir brincar com eles. E tu, que estação do ano preferes?.

Cada estação do ano tem características diferentes das outras e o seu encanto particular. Vejamos quais são essas características.

Primavera é quando começa o renascer da natureza: as árvores cobrem-se de folhas, as flores despontam nos campos, e os passarinhos fazem os seus ninhos. Começa com o equinócio da primavera e termina com o solstício de verão.

primavera


Os meses de verão são os mais quentes do ano; é a época das férias grandes; é também quando a maior parte das árvores dão fruto. Começa com o solstício de verão e termina com o equinócio do outono.

verão


Das quatro estações, o outono é talvez a que nos deixa mais tristes, quando vemos as folhas cair das árvores e os dias tornarem-se cinzentos e nublados; mas, também pode ser um espectáculo maravilhoso observar as variadas cores que tomam as folhas antes de cairem. O outono começa com o equinócio do outono e termina com o solstício do inverno.

outono


O inverno representa um período de repouso da Natureza para retomar forças para quando chegar de novo a primavera. Os dias são muito curtos e as noites longas; o céu está muitas vezes cinzento. Embora seja a mais fria das quatro estações, muita gente não se importa com isso, pois gosta de ir para as montanhas, cobertas de neve, fazer ski. Além disso, é a época do Natal ...e dos presentes! E tu, também gostas do Natal? O inverno começa com o solstício do inverno e termina com o equinócio da primavera, a 21 de Março. E depois, todo o ciclo recomeça!

inverno


A divisão do ano nas quatro estações é uma consequência do movimento da Terra à volta do Sol. Nos equinócios de Março e Setembro, o Sol encontra-se exactamente sobre o plano do equador, de modo que a duração do dia é igual à duração da noite em todo o globo. No solstício de Junho (no verão), o Sol atinge o seu ponto máximo (zénite) ao meio-dia, e esse dia é o mais longo no hemisfério Norte. No solstício de Dezembro (no inverno), esta passagem faz-se muito em baixo no horizonte, e esse dia é o mais curto do ano igualmente no hemisfério Norte.

Uma das obras musicais mais conhecidas do grande compositor Vivaldi é o concerto As Quatro Estações.

 
 
 

Sabias que...

no hemisfério Sul as estações do ano são ao contrário em relação à Europa, que está situada no hemisfério Norte?

 
 

assinatura do Barry

 
  voltar à anterior  
 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues. Todos os direitos reservados