para ver para ler para aprender para jogar para fazer para conhecer

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


para página sobre o reino animal

para página sobre os animais da quinta

para página sobre os mamíferos

para página sobre as aves

para página sobre os peixes

para página sobre os répteis

para página sobre os anfíbios

para página sobre os invertebrados

para página sobre a fauna aquática



para página sobre a natureza e o meio ambiente natural

para página sobre as plantas

para a página do meio urbano

para a página do sistema solar

para a página das estações do ano

 
  título da página sobre a fauna aquática  
         
  Os vertebrados que vivem no mar, nos rios ou nos lagos, quer sejam peixes, mamíferos, aves ou répteis, fazem parte da fauna aquática. Mas na fauna aquática não se incluem somente animais vertebrados, também muitos invertebrados pertencem à fauna aquática.

Para veres estes animais ao vivo, aconselho-te a ires ao Oceanário de Lisboa - que é um dos maiores e mais belos aquários do mundo - onde vivem felizes e contentes muitos deles. E para saberes mais sobre eles, dá uma vista de olhos nos textos e fotos (abaixo) que preparei para ti.
 
   
 

CORAIS

Os corais, tal como as anémonas, são invertebrados marinhos do grupo celenterados. São chamados animais-flores pela forma dos seus corpos – redondos e com um círculo de tentáculos à volta da boca – e também pelas suas cores maravilhosas, azuis, verdes, amarelas, vemelhas e, até, castanhas.

Os corais produzem uma substância calcária que, ao endurecer, os vai ligando uns aos outros. Como os corais se reproduzem constantemente, formam verdadeiras colónias, as quais dão origem aos famosos “recifes de coral”.

coral-cacto
Coral-cacto
coral-dedo
Coral-dedo
coral-folha-achatada
Coral-folha-achatada
     
coral-mão
Coral-mão
coral-repolho
Coral-repolho
coral-verdadeiro
Coral-verdadeiro
 
 

CAVALO-MARINHO

O cavalo-marinho é um peixe pequeno, que vive no mar e tem a cabeça parecida com a de um cavalo. Nada como se estivesse em pé, e é o único peixe que tem uma cauda, que lhe serve para se agarrar às algas ou a qualquer objecto no mar.

O cavalo-marinho é um peixe muito diferente dos outros, pois as suas escamas são entrelaçadas, muito vistosas e de várias cores, o que faz com que, por vezes, se confunda com as algas às quais está agarrado.

Também difere dos outros peixes na maneira de se reproduzir, pois é o macho que se ocupa dessa tarefa: a fêmea põe os ovos dentro de um saco especial, na barriga do macho, e os ovos permacem aí até nascerem as crias.

cavalo-marinho
cavalo-marinho de focinho comprido
cavalo-marinho
cavalo-marinho
       
cavalo-marinho
cavalo-marinho
cavalo-marinho
cavalo-marinho
 
   
 

ESTRELA-DO-MAR

As estrelas-do-mar são invertebrados marinhos que pertencem ao grupo dos equinodermes. 0 corpo é duro e rígido, podendo ser também liso, granuloso ou com espinhos bem evidentes. As estrelas-do-mar possuem normalmente cinco pontas ocas, chamadas braços, que conseguem girar e dobrar quando se deslocam. Mas existem estrelas-do-mar com mais braços. Estes animais marinhos podem ter entre alguns centímetros e um metro de diâmetro.

estrela-do-mar-vermelha-do-mediterrâneo
Estrela-do-mar-vermelha-do-mediterrâneo
estrela-do-mar-morcego
Estrela-do-mar-morcego
estrela-do-mar-coroa-de-espinhos
Estrela-do-mar-coroa-de-espinho
     
estrela-do-mar-pente
Estrela-do-mar-pente
estrela-do-mar-girassol
Estrela-do-mar-girassol
estrela-do-mar-púrpura
Estrela-do-mar-púrpura
 
 

LONTRA MARINHA

A lontra marinha é um mamífero carnívoro que pertence à mesma família das doninhas e dos texugos e vive tanto em terra como no mar. É um animal muito asseado que passa uma grande parte do tempo a limpar a sua pele, lambendo-a, para assim desenvolver a produção natural de óleo que a protegerá do frio.

Alimenta-se especialmente de moluscos e crustáceos, e também de peixe. É um animal muito esperto, capaz de utilizar uma pedra como utensílio para abrir os moluscos.

A lontra marinha pode viver até aos 15 anos, e quando se reproduz tem uma só cria, que pode nascer dentro de água ou em terra.

lontra marinha
Lontra marinha


 
 

OURIÇO-DO-MAR

Tal como a estrela-do-mar, o ouriço-do-mar é um equinoderme. O corpo é espinhoso e a coloração mais comum é o negro, mas também existe em tons de verde, castanho, púrpura, azul e vermelho. Os ouriços-do-mar são animais que se movem lentamente, através de pés retractéis. Alimentam-se sobretudo de detritos, de algas e de uma grande variedade de outros pequenos invertebrados, como amêijoas.

ourico-do-mar
Ourico-do-mar
ourico-do-mar-púrpura
Ourico-do-mar-púrpura
ourico-do-mar-vermelho
Ourico-do-mar-vermelho
 
 

PINGUINS

Estas cómicas aves marinhas, habitantes dos mares gelados do hemisfério Sul, são verdadeiros mestres de cerimónia do Oceanário de Lisboaa. Estes exímios e graciosos nadadores, embora tenham asas, não voam. Vai ao Oceanário de Lisboa e diverte-te observando a sua rotina diária e os seus rituais de cortejamento.

pinguim-de-magalhes
Pinguim-de-magalhes
pinguim-saltador-da-rocha
Pinguim-saltador-da-rocha
torda-mergulheira
Torda-mergulheira
     
pinguim-imperador_grupo
Pinguim-imperador, grupo
pinguim-imperador, casal com cria
Pinguim-imperador, casal com cria
pinguim-imperador, bebés
Pinguim-imperador, bebés
 
 

POLVO

O polvo é um molusco marinho, grupo a que pertencem também as lapas e animais que não são marinhos, como os caracóis e as lesmas.

A maior parte dos polvos são pequenos, mas também existem polvos grandes no oceano Pacífico. São seres pouco atraentes, têm dois grandes olhos salientes e oito tentáculos, cada um com duas filas de ventosas.

O polvo alimenta-se de crustáceos que agarra com as suas fortes ventosas. Quando é perseguido ou atacado por tubarões e outros predadores, o polvo liberta uma tinta escura, que turva a água e assim o esconde.

olvo-gigante-do-pacífico
Polvo gigante do Pacífico
polvo de anéis azuís
Polvo de anéis azuís
polvo_vulgar
Polvo comum

 
 
assinatura do Barry
 
  voltar à anterior  
 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues. Todos os direitos reservados