para ver para ler para aprender para jogar para fazer para conhecer

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


para página sobre o reino animal

para página sobre os animais da quinta

para página sobre os mamíferos

para página sobre as aves

para página sobre os peixes

para página sobre os répteis

para página sobre os anfíbios

para página sobre os invertebrados

para página sobre a fauna aquática



para página sobre a natureza e o meio ambiente natural

lê sobre o meio aquático

lê sobre o céu e as nuvens

lê sobre as dunas

para página sobre as plantas

para a página do sistema solar

para a página das estações do ano

 
  ambiente aquático  
         
  A praia da estória Pinguim e a Figueira é na Figueira da Foz. Banhada pelo mar azul do Atlântico, a praia da Figueira da Foz forma uma maravilhosa baía que se estende até Buarcos.

Como no mar há abundância de peixe, muitas das praias marítimas são também praias de pescadores. É o caso da Praia de Buarcos que continua a ser hoje, como antigamente, uma praia de pescadores. Diariamente, esta gente simples e trabalhadora afronta o mar nas suas traineiras, pequenas embarcações, típicas e coloridas, com que se pesca usando uma rede grande chamada traina. Mas sem essa gente corajosa não teríamos peixe fresquinho para comer à refeição!

praia de Buarcos
Praia de Buarcos, Figueira da Foz
pescadores puxando uma traina
Pescadores puxando uma traina

Devido à ondulação forte do mar, a maior parte das praias da costa atlântica são o paraíso dos surfistas; mas quem quiser praticar outros desportos náuticos, como a vela, também aí encontra o lugar ideal.

surfista
Surfista
vela
Vela

Se gostas de fazer passeatas e excursões na montanha, tens mesmo ao lado a Serra da Boa Viagem que, como o nome indica, é um convite à aventura e à descoberta da natureza. Quanto aos pescadores de fim-de-semana, encontrarão no rio Mondego - o único grande rio de Portugal que nasce dentro do país - peixe em quantidade suficiente para morder o anzol. E se tens alma de artista, se sonhas ser pintor ou poeta, as maravilhosas cores do pôr-do-sol junto ao mar são uma fonte inspiradora; e um convite também a contemplar a beleza que te rodeia e a pensar no mundo que esperas descobrir quando fores grande.

Serra da Boa Viagem
Serra da Boa Viagem
pôr-do-sol
Pôr-do-sol

Vamos agora aprender os nomes dos oceanos, essas vastas extensões do globo terrestre cobertas de água. Existem cinco oceanos: oceano Pacífico, oceano Índico, oceano Árctico, oceano Antárctico e oceano Atlântico. Este último é o segundo maior oceano depois do Pacífico.

 
 
assinatura do Barry
 
  voltar à anterior  
 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues. Todos os direitos reservados