para ver para ler para aprender para jogar para fazer para conhecer

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


para página sobre o reino animal

para página sobre os animais da quinta

para página sobre os mamíferos

para página sobre as aves

para página sobre os peixes

para página sobre os répteis

para página sobre os anfíbios

para página sobre os invertebrados

para página sobre a fauna aquática



para página sobre a natureza e o meio ambiente natural

lê sobre o meio aquático

lê sobre o céu e as nuvens

lê sobre as dunas

para página sobre as plantas

para a página do sistema solar

para a página das estações do ano

 
  sistema solar  
         
  Quando leste sobre o meio ambiente que nos rodeia, aprendeste que há elementos naturais e outros artificiais, e que o Sol é um elemento natural. O Sol é a estrela mais próxima da Terra. O Sol, os cometas e os oito planetas (e os seus satélites naturais) que giram à sua volta constituem o Sistema Solar. Os oito planetas são: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno. Plutão já não é considerado um planeta so sistema solar. Depois de muita discussão no meio científico, Plutão foi rebaixado à categoria de planeta-anão.

o sol e o sistema solar

Quando olhamos para o céu de manhãzinha, vemos o Sol levantar-se num determinado ponto (nascer-do-sol); quando olhamos para o Sol no fim do dia, ele encontra-se num outro ponto do céu (pôr-do-sol). O intervalo de tempo decorrido entre dois nascer-do-sol corresponde a um dia completo (dia e noite) e resulta na realidade do movimento de rotação da Terra à volta do seu próprio eixo.

O movimento que o Sol parece descrever durante um dia (movimento diurno) serviu de referência para se determinarem os pontos cardeais principais - norte, sul, este, oeste. Se observares o nascer e o pôr-do-sol ao longo de um ano, verificarás que estes pontos não são fixos.

Ainda por causa deste movimento aparente do Sol, podes julgar que é o Sol que roda à volta da Terra. Muita gente pensou o mesmo durante séculos. Mas, na realidade, é a Terra (tal como os outros planetas) que no seu movimento de translação se desloca no espaço à volta do Sol, descrevendo uma curva alongada a que se chama órbita terrestre.

O intervalo de tempo decorrido entre duas passagens consecutivas da Terra pelo mesmo ponto da sua órbita representa um ano solar e tem a duração de mais ou menos 365 dias e 6 horas. Durante esse período de um ano, a Terra ocupa quatro pontos importantes da sua órbita - os equinócios (da primavera e do outono) e os solstícios (do verão e do inverno) - responsáveis pelas quatro estações.

O Sol é fonte de calor e de vida para os animais e as plantas. Sem a luz do Sol, as plantas verdes não conseguiriam fixar o carbono, necessário à produção da clorofila, a substância (pigmento) que dá a cor verde às folhas. À produção da clorofila através da luz solar chama-se fotossíntese.

Para aprenderes mais coisas sobre o Sol, pede aos teus pais que te levem ao Planetário Calouste Gulbenkian de Lisboa.

 
 
assinatura do Barry
 
  voltar à anterior  
 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues. Todos os direitos reservados