É o bolo preferido da minha dona, que diz que a doçaria portuguesa é a melhor do mundo. Ela lá sabe o que diz, pois tem viajado por muitos países.
Para te facilitar as coisas quando cozeres o bolo no forno, pede a ajuda da tua mãe ou de outro adulto. Vais precisar do seguinte:
Utensílios: tigela para bater a massa, colher de pau, forma rectangular, papel especial para bolos.
Ingredientes: 8 ovos, 500 gr de açúcar, 1-2 colheres (sopa) de farinha, 1 pitada de sal, sumo de 3-4 laranjas e raspa de 2, margarina e farinha para untar a forma, açúcar pilé para polvilhar; decoração a teu gosto.
Preparação:
1. Junta todos os ingredientes, lentamente.
2. Unta de margarina uma forma rectangular e polvilha de farinha; forra com papel especial para bolos, para evitar que o bolo se pegue.
3. Deita a massa na forma e leva ao forno, já bem quente, mas com calor médio.
Importante: pede a ajuda de um adulto para tudo o que respeito ao forno.
4. Depois de cozida, deita a massa sobre um pano da loiça e enrola a torta com a ajuda desse pano.
5. Depois de enrolada, deixa esfriar a torta antes de retirar o pano.
6. Polvilha a torta de açúcar pilé e enfeita com rodelas de laranja cortadas ao meio, com flores de açúcar, etc.
7. Conserva no frigorífico ou no congelador. Neste caso, corta somente as fatias de que vais precisar e deixa-as reposar durante 15-20 minutos antes de comer.
Suggestão do Barry: serve com uma bola de gelado de baunilha e um pouco de creme Chantilly. É uma delícia!
Nota: Se tiverem aí em casa um micro-ondas com « crisp grill », então podes cozer o bolo na sua forma especial (se possível forra do papel para bolos). Leva cerca de 10-11 minutos ! Podes enrolar como uma torta, a que cortas os cantos para ficar mais bonito ; ou deixa tal e qual, como uma tarte redonda.
Antes de começares a preparar a torta, não te esqueças de lavar bem as mãos. E faz o possível por deixar a cozinha arrumada.
Bom apetite!
|