Cão de caça: cão que acompanha e ajuda o dono na captura dos animais que são caçados.
Cão de companhia: vive em permanente contacto com os donos, geralmente em casa deles, independentemente da raça a que pertence.
Os cães de tamanho médio ou pequeno - normalmente cães de caça na sua origem - são os mais adaptados a animais de companhia.
No entanto, tudo depende do gosto dos donos, pelo que muitos cães de maior corpulência, como o Serra de Estrela
ou o Rafeiro do Alentejo e até o Pastor alemão podem tornar-se animais de companhia.
Cão de guarda: tem um desenvolvido instinto de protecção do seu dono ou da propriedade do mesmo e defende-os, por vezes mesmo à custa da sua própria vida.
Cão guia de cegos: é treinado para acompanhar e guiar pessoas invisuais nas suas deslocações e tarefas diárias, como andar e atravessar as ruas, subir para os transportes, ir às compras, etc.
Para saberes mais sobre esta importante e maravilhosa função canina, podes visitar a ABAADV, a Escola de Cães-Guia para Cegos em Portugal.
Cão de pastor: acompanha os pastores e tem como principal tarefa ajudar a recolher o gado e evitar que algum se perca.
O famoso Pastor alemão e os igualmente extraordinários Serra de Estrela e Serra de Aires estão na origem dos cães de pastor.
Para mais informação sobre as funções destes cães, visita o Grupo Lobo, em Portugal.
Cão polícia: ajuda os agentes da polícia na detecção de droga, tráfego de armas, salvamento de pessoas em situações de perigo como fogos, avalanches, etc.
Cão de trenó: muito habituado ao frio e à neve, nas regiões polares ou do grande Norte costuma puxar os trenós, que são o meio de transporte mais adaptado à neve.
É uma função que já vem de longe.
|