|
|
O campeão olímpico John Whitaker
com o seu cavalo lusitano Novilheiro
|
O cavalo é um dos animais mais nobres, e um dos primeiros a ter sido domesticado. Por isso, têm sido inúmeros os serviços prestados ao Homem, não só como auxiliar nos trabalhos do campo, mas também como meio de transporte.
O cavalo é um mamífero equídeo, família a que pertencem os póneis (cavalos de raças pequenas), burros e mulas, que são outros animais que também encontramos nas quintas.
Os cavalos são normalmente levados para o prado durante o dia, onde se alimentam de ervas - por isso são também animais herbívoros -, mas à noite regressam ao estábulo.
Durante o inverno, muito especialmente nos países onde há neve, os cavalos comem feno e aveia, devido à escassez das pastagens.
Uma das raças de cavalos de sela mais antiga do mundo é a do famoso puro sangue Lusitano. Os cavalos Lusitanos são animais garbosos e esbeltos, fáceis de ensinar.
Fazem parte de um patrimómio cultural equestre único no mundo, que tem vindo a ser conservado e divulgado através da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
Por isso, se gostas de cavalos, pede aos teus pais para te levarem a assistir a um dos espectáculos que se realizam todas as quarta-feiras, às 11:30 horas da manhã,
no Picadeiro Henrique Calado, Calçada da Ajuda em Belém.
Gostarás certamente também de saber que os cavalos de raça Lusitana são os preferidos de muitos campeões olímpicos, e praticamente todos os cavalos "estrelas" de cinema pertencem igualmente a esta raça portuguesa.
A fêmea do cavalo é a égua, e os seus filhotes são os poldros.
O cavalo relincha : solta o seu grito próprio.
E já agora, aqui te deixo alguns endereços de coudelarias e outros organismos ligados ao puro sangue Lusitano:
|
|