Como te deves lembrar, foi numa quinta que a minha família me encontrou depois de eu ter fugido. Porém, não tive tempo para visitar os animais que lá viviam e, de todos os animais que podemos encontrar numa quinta, o único que conheço é o coelho da nossa vizinha.
E tu, já estiveste numa quinta? E visitaste os animais que lá vivem? Qualquer que seja a tua resposta, comigo podes vir descobrir este lugar mágico onde são criados muitos animais úteis ao homem.
Uma quinta é uma propriedade com terra de semear, árvores de fruto e uma casa onde vivem os donos da quinta. Há quintas que também têm muitos animais,
tais como cavalos, vacas, porcos, ovelhas, galinhas, patos e coelhos. Clica nas imagens à direita para descobrires cada um desses animais.
Sabias que a criação desses animais depende das características naturais das regiões? Pois assim é! Nas zonas mais secas abundam sobretudo as ovelhas (gado ovino) e as cabras (gado caprino), animais que podem sobreviver com os pastos pobres das zonas quentes e secas.
Nas zonas mais húmidas, criam-se as vacas e os bois (gado bovino), que precisam de erva fresca ou plantas forrageiras, como o trevo.
Devido ao aumento do consumo de leite e carne, desenvolveram-se também técnicas modernas de criação de gado bovino, que permitem grandes explorações capazes de satisfazer essa procura.
Se algumas das evoluções técnicas e tecnológicas deram bons resultados, outras provaram ser extremamente negativas para o meio ambiente e, portanto, também para o Homem, como é o caso dos adubos e fertilizantes químicos, bem como dos insecticidas.
Apesar de encontrarem na natureza tudo o que precisam para fertilizar os campos, como o estrume produzido pela agro-pecuária - muito melhores para os terrenos e inofensivos para os animais e o Homem - muitos agricultores ainda continuam a usar produtos químicos.
Esses agricultores contribuem assim para poluir os terrenos e os lençóis de água subterrâneos, pois os produtos químicos infiltram-se pelos terrenos e vão poluir as águas.
O estrume natural, orgânico, pelo contrário, tem a dupla vantagem de, ao decompor-se, produzir gás natural (biogás), que é uma fonte de energia alternativa às energias poluentes.
Também os insecticidas podem ser substituídos pelos predadores naturais das pragas. Por exemplo, para combater o piolho de muitas plantas, pode usar-se a joaninha, ou melhor, a sua larva, que é capaz de devorer até 150 piolhos por dia! Extraordinário, não é?
Se quiseres ver alguns dos animais da quinta ao vivo, pede aos teus pais para te levarem a visitar a Quinta Pedagógica dos Olivais em Lisboa, ou a
Quinta Pedagógica Armando Villar em Cascais.
E agora que acabámos de descobrir imensas coisas sobre a quinta, descobre alguns animais que lá vivem, clicando nos ícones.