|
O fruto é, na realidade, o ovário desenvolvido da flor, após a fecundação, juntamente com as sementes maduras.
Quais as funções do fruto?
Os frutos actuam como um invólucro (um envelope) protector das sementes das plantas angiospermas,
auxiliam na dispersão das sementes e promovem a propagação e perpetuação da espécie.
Contudo, nem todos os tipos de frutos têm sementes. A banana é um exemplo.
Partes do Fruto
O fruto é constituído por duas partes fundamentais e todas derivam da flor:
1. Pericarpo: o fruto propriamente dito, originado da parede do ovário, que apresenta três camadas:
- 1a. epicarpo: parte externa do fruto, conhecido também como casca.
- 1b. mesocarpo: parte intermediária e mais desenvolvida. Geralmente, é comestível.
- 1c. endocarpo: é a parte que reveste a cavidade do fruto. Por ser muito fina, pode ser difícil de identificar e separar.
2. Semente.
Classificação dos Frutos
Os frutos são classificados através das suas variadas características, devidas ao desenvolvimento do ovário: simples, compostos e múltiplos.
1. Frutos Simples
Os frutos simples constituem o grupo mais diverso de frutos. São originários de um só ovário e de uma única flor. Exemplos: tomate, cereja, limão, pera, maracujá, maçã, mamão.
São classificados em dois tipos básicos (carnudos e secos), os quais apresentam subtipos:
1.1. Frutos Carnudos: Os frutos carnudos possuem pericarpo rico em água e substâncias nutritivas e podem ser classificado em três tipos principais:
a) Baga: são frutos que apresentam uma ou muitas sementes e apresentam endocarpo e mesocarpo carnudos. O pericarpo pode ser fino ou resistente, dependendo da espécie.
Exemplo: goiaba, mamão, melão, tomate, uva, laranja, abóbora.
b) Drupa: são frutos que apresentam caroço e, na maioria das vezes, apenas uma semente. Diferentemente da baga, apenas o mesocarpo é carnudo.
O endocarpo é pétreo e envolve a semente, e o pericarpo é geralmente fino. Exemplo: azeitona, abacate, ameixa, pêssego, coco.
c) Pomo: são frutos que apresentam a parte carnuda derivada principalmente de tecido não carpelar (fruto acessório), e seu endocarpo apresenta consistência cartilaginosa.
Exemplo: maçã, pera.
1.2. Frutos Secos: Os frutos secos são aqueles que apresentam pericarpo pouco desenvolvido e com pouca água e as substâncias nutritivas concentram-se na semente.
Conforme a abertura do pericarpo, os frutos secos classificam-se nos seguintes tipos, os quais apresentam subtipos:
a) Frutos deiscentes: são aqueles em que o pericarpo se abre durante o amadurecimento. Exemplo: castanha, feijão, papoula.
b) Frutos indeiscentes: são aqueles em que o pericarpo não se abre naturalmente. Exemplo: laranja, girassol, dente-de-leão, milho, noz-moscada, mamona.
2. Frutos compostos
Os frutos compostos têm origem numa flor com muitos ovários separados. Exemplos são os frutos da magnólia (não se comem) e os morangos.
3. Frutos Múltiplos ou Infrutescências
Os frutos múltiplos desenvolvem-se de ovários de muitas flores de uma mesma inflorescência, e crescem juntos, unidos. São exemplos: abacaxi, figos, amoras..
|
|