|
O gorila é o maior de todos os primatas – ordem a que pertence igualmente o homem – e, pelos estudos que se têm feito, sabe-se que o gorila é capaz de executar tarefas sem esperar recompensa por as ter feito,
comportamento que não é habitual nos outros animais. Também consegue distinguir figuras geométricas e comunicar por meio de gestos, utilizando a mesma linguagem que se usa com os mudos.
O gorila tem pelagem preta, que se torna cinzenta no dorso dos machos quando envelhecem, tal como no homem os cabelos se tornam brancos. À semelhança do homem, o gorila também não tem pêlos na cara, mas o seu nariz é achatado.
A estrutura do esqueleto do gorila é semelhante à do homem, mas a sua coluna vertebral não tem a curvatura necessária para que o gorila possa andar direito como o homem, nem muito tempo numa posição erguida.
Por isso, desloca-se normalment curvado e usa os nós das mãos para o ajudar a suportar o peso do corpo.
O habitat natural do gorila são os bosques e florestas da África equatorial, desde as terras baixas ocidental e oriental até às terras altas do Zaire, do Uganda, Ruanda e Burundi.
É por isso que se distinguem três tipos de gorila : o das terras baixas ocidentais, o das terras baixas orientais e o das montanhas.
Os gorilas vivem em grupos de 5 a 15 indivíduos, chefiados por um macho mais velho e incluindo um a dois machos mais novos e várias fêmeas. Todos os gorilas dão murros no peito – este comportamento serve para o macho mostrar a sua superioridade e intimidar os outros.
Quando um macho velho é "destronado" por um macho mais novo, que pretende o seu lugar de chefia dentro do grupo, o macho velho passa a viver em solitário.
Em liberdade no seu habitat natural, os gorilas vivem cerca de 30 anos, mas num zoo em que sejam bem tratados podem atingir idades superiores. O seu ciclo sexual é semelhante ao do homem, e a fêmea dá nascimento normalmente a uma só cria, mas tal como no caso dos seres humanos, pode haver nascimento de gémeos.
O gorila não conhece inimigos naturais, o seu único inimigo tem sido o homem, que tem destruído o seu habitat natural e o tem caçado para alimentar um mercado internacional de troféus de animais selvagens.
O gorila é uma espécie seriamente ameaçada pela acção do homem.
|
|