|
|
Porca com o seu filhote (leitão)
|
Apesar das muitas raças de porcos que existem hoje em dia, todos os porcos descendem do javali selvagem, do qual diferem bastante fisicamente, devido à longa e cuidada selecção feita durante séculos pelos criadores.
Os porcos domesticados são mais corpulentos, o corpo mais peludo que o dos seus "primos" selvagens e, por vezes, com malhas. A cauda do porco é curiosamente encaracolada na ponta.
O porco é um mamífero que come de tudo, em especial restos de comida caseira, mas tem uma grande preferência pelas bolotas e pelas castanhas.
A sua carne é bastante apreciada, e com a perna e a espádua fabrica-se o presunto: a carne é salgada e depois curada ao fumeiro. O presunto feito na região de Chaves é muito famoso em Portugal. Na Bélgica aprecia-se sobretudo o presunto feito na região das Ardenas. E em Itália, o de Parma.
Mas todas as partes do corpo do porco são utilizadas : com a gordura faz-se toucinho ou banha; com as tripas fazem-se chouriços. O pêlo, duro, emprega-se no fabrico de escovas.
Contrariamente ao que se poderá pensar, o porco é um animal muito asseado.
O porco é um suíno, grupo a que pertencem também os seus "primos" selvagens, como o javali e o pecari.
A este animal, quando ainda bebé, dá-se o nome de leitão.
O porco grunhe e ronca : os seus gritos próprios.
|