logo principal de Natal barry4kids.net  

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


Natal e as suas tradições

Pai Natal

pinheiro do Natal

presépio de Natal

as renas do Pai Natal

outros símbolos de Natal

 
  título da página sobre as renas do Pai Natal  
         
 
Renas do Pai Natal

O trenó do Pai Natal é puxado por oito renas cujos nomes são: Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão, Relâmpago e uma nona... Rudolfo, a rena que tem o nariz vermelho e luzidio, capaz de ver através do nevoeiro.

A estória da rena Rudolfo apareceu por acaso em alturas do Natal de 1939, saída da imaginação de Robert May, um empregado dos estabelecimentos Montgomery Ward de Chicago. Vinha publicada num livrinho distribuído pelo Pai Natal dos ditos estabelecimentos e fora ilustrada por Denver Gillen.

O nome da rena era em princípio Rollo, mas o patrão não gostou; acabou por chamar-se Rudolfo, segundo parece por influência do nome da filha do autor. A estória foi um sucesso total; só nesse ano foram distribuídos mais de 2,4 milhões de exemplares.

Dez anos depois, Robert May pediu ao cunhado Johny Marks, que era compositor, para fazer uma versão musical da estória. O êxito foi de novo espectacular e essa canção ocupa o segundo lugar das canções de Natal, imediatamente a seguir a Noite Feliz.

A música que estás a ouvir é a da canção da Rena Rudolfo. Podes ver um vídeo com toda a canção (música e letra) AQUI.

 
  assinatura do Barry






 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues, 2017. Todos os direitos reservados