|
Como já sabes se leste os Conselhos do Barry, a Bobbyuka era a minha avó.
Segundo diz a minha dona (aquela senhora que está sempre ao computador a escrever livros infantis e a actualizar o meu sítio web)
a Bobbyuka foi sempre uma cadela muito bem educada. Por isso, quem melhor do que ela para te aconselhar na educação do teu amiguinho de quatro patas?
Segue os seus conselhos e verás que todo o mundo fica espantado com o bom comportamento e educação do teu cachorrinho.
EDUCAÇÃO E TREINO DO TEU CÃO
Claro que a educação de um cão depende sempre do tipo e da raça, pois um cão de guarda não tem de aprender as mesmas coisas que um cachorro destinado a ir à caça. Um padeiro não aprende a assentar tijolos, e um pedreiro não precisa de saber levedar a massa do pão, não é verdade?
Mas, não te esqueças de que todos os cães gostam que os seus donos vão passear com eles. Assim, aqui vão uns conselhos para o ensinares a andar de trela e, quanto mais cedo começares melhor, para evitar um calvário a vocês os dois!
Andar de trela: De início, habitua o teu cão à coleira; pouco depois, podes sair com ele à rua, levando-o por uma trela. À volta dos 4-5 meses, quando o fores passear, substituis a anterior coleira por uma que se chama "estrangulador".
Se fores canhoto, seguras a trela com a mão direita e fazes o teu cão andar à tua direita. Se fores dextro, fazes o contrário.
Mas, antes de saires, fá-lo sentar, pronuncias o nome dele, dizes "junto!" e avanças o teu pé direito - se ele estiver sentado à tua direita (ou o esquerdo, se ele estiver à tua esquerda) - para que ele compreenda que vão sair.
Como a trela não está esticada e a coleira fica um pouco frouxa, é possível que o teu cão puxe para trás ou para a frente; nesse caso, chama-o à ordem dizendo "junto!", ao mesmo tempo que dás um puxão seco à trela, para que ele fique de novo junto de ti. Assim que ele obedecer, felicita-o com uma carícia.
Tal como as crianças pequenas, o teu cachorrinho cansa-se depressa, por isso não prolongues esta lição mais do que cinco a dez minutos por dia. Vais ver que ele aprende muito rapidamente a andar como tu queres!
Obediência: Começa por o chamar pelo seu nome, fala-lhe sempre com doçura, e observa as suas reacções.
O teu cão vai julgar-te e amar-te em função da tua paciência e justiça para com ele.
Assim, aceitará que o repreendas quando merece, e a sua obediência não será submissão, mas simplesmente desejo de executar o que lhe pedes.
Não batas no teu cão com a mão: a mão do dono deve ser apreciada, não temida; a mão do dono serve para acariciar, não para bater!
Quando o teu cachorro fizer asneiras ou desobedecer a uma ordem, deixa cair um objecto (sempre o mesmo), como um molho de chaves, uma corrente;
ao fim de algum tempo, ele associará esse som desagradável à asneira, e deixará de a fazer.
Outros conselhos: Se, quando passeias o teu cão, ele gosta de ir meter o focinho nos caixotes do lixo que encontra,
a melhor maneira de acabares com esse defeito é colocares no caixote do lixo daí de casa, sob uma folha de papel de jornal, uma meia dúzia de armadilhas de rato.
Elas não o vão magoar, mas servirão para o assustar e, assim, ele perde a vontade de recomeçar.
Se ele tem o mau hábito de mordiscar as pernas das cadeiras (ou dos móveis), enche um vaporizador com água avinagrada, e quando o vires a mordiscar as coisas, vaporiza-o com essa água.
Ele perde num instante esse hábito! Nós, os cães, detestamos o cheiro do vinagre!
Para lhe ensinares a não aceitar comer de outras pessoas (e assim evitares que o possam envenenar), pede a alguém que conheças para lhe dar uma bola de carne picada, onde misturaste coisas que os cães detestam, como vinagre, mostarda, ou pimenta.
Faz esta experiência várias vezes, e verás que, por associação de ideias, ele desconfiará de todo o alimento que não lhe for dado por ti, ou por quem tu autorizares a fazê-lo, como os teus pais.
E como todos os cães adoram um bom osso, não te esqueças de lhe dar esse prazer de vez em quando.
Só precisas de tomar cuidado no género de osso que compras, pois os ossos de coelho, galinha e outras aves são muito perigosos para os cães.
|
|