|
Para te dar conselhos sobre pássaros, o meu amigo Piu-Piu é o animal indicado.
O Piu-Piu é um verdelhão que caiu do ninho e foi criado pela minha dona
(aquela senhora que está sempre ao computador a escrever livros juvenis e a actualizar o meu sítio web).
Segue os seus conselhos e verás quanta alegria te podem dar os pássaros, não só aqueles que andam em liberdade pelos jardins, mas também os que estão numa gaiola.
CUIDADOS A TER COM OS PÁSSAROS
Passarinhos em liberdade: Em Portugal, país de clima temperado, os passarinhos não têm muito frio no inverno.
Contudo, se quiseres ajudá-los a atravessar mais confortavelmente esta estação do ano, podes dar-lhes algum alimento e também alojamento.
Mas, atenção, há regras a seguir!
Assim, mais vale dar-lhes pequenas quantidades de alimento a horas regulares – de manhã, por exemplo – e sempre nos mesmos sítios.
Por outro lado, não te esqueças de que nem todos os pássaros comem a mesma coisa, por isso deves variar a comida. Ou então, compra comida própria para pássaros em liberdade.
Quanto aos ninhos, que lhes permitem abrigarem-se do mau tempo, ou até mesmo aí fazerem realmente o ninho, existem já vários à venda em lojas especializadas,
mas se preferires podes tu mesmo construir um, com a ajuda de um adulto.
E lembra-te de que os pássaros em liberdade têm sede e gostam de tomar banho. Se no teu jardim não houver um lago ou outro ponto de água que eles possam utilizar,
coloca num sítio abrigado do sol, mas onde os pássaros possam facilmente ir, uma bacia com água, que renovarás regularmente.
Ter um pássaro em gaiola: Se quiseres ter um passarinho em casa, compra uma gaiola grande, pois para uma ave –
animal que gosta de voar livre no céu azul – sentir-se limitado a um pequeno espaço é como viver numa prisão.
Nunca te esqueças de que a gaiola deve estar limpa, que deves mudar a água e dar-lhe de comer todos os dias, para que o teu passarinho não morra de sede e de fome e se sinta feliz.
Coloca também um osso de choco na gaiola, assim fornecerás o suplemento de cálcio necessário ao teu pássaro que, devido a estar engaiolado, não pode procurá-lo directamente na natureza.
Se tiveres um casal de pássaros, eles vão certamente querer fazer o ninho no início da primavera,
por isso ajuda-os nessa tarefa, dando-lhes pauzinhos e palhinhas. Eles encarregar-se-ão do resto.
E lembra-te de cobrires todas as noites a gaiola com um pano, se possível de cor escura, pois assim o teu passarinho dormirá melhor.
Evita também pores a gaiola em sítio onde possa haver corrente de ar, pois isso seria fatal para o teu passarinho.
A muda: Todos os pássaros mudam de penas um vez por ano, no fim do Verão. Quando chega o outono, todos devem já ter a sua “roupa” preparada para o inverno.
A muda é um acto natural e normal, que se passa quase sempre sem problema para os pássaros que vivem em liberdade, pois ao procurarem o alimento de que precisam podem fazer o exercício necessário.
Nos pássaros que vivem em gaiola, a muda pode ser às vezes complicada e contribuir para que o animal adoeça, pois é à custa das suas próprias reservas que as aves formam as penas, o que as torna mais fracas.
Não deves, portanto, ficar admirado se na altura da muda o teu passarinho perder o canto, parecer cansado e num estado de sonolência.
Evita então mexer-lhe muito; nesses dias podes até não limpar a gaiola e, mais do que em qualquer outra ocasião, resguarda-o das correntes de ar e do sol directo, e também das grandes diferenças de temperatura.
Se colocares a gaiola num sítio relativamente quente e abrigado, e puseres no fundo da gaiola alguns raminhos de rosmaninho ou de alfazema, o teu animalzinho de estimação ficará muito feliz por esse teu gesto.
|
|