|
Olá, sou o cão Barry. Decerto já me conheces e sabes que sou o herói principal do livro juvenil A AVENTURA DO BARRY, um amigo de quatro patas.
Como sou um cão - aliás um cão muito especial porque até tenho um sítio web - nesta secção vou dar-te alguns conselhos sobre a alimentação e os cuidados de higiene e saúde do teu cão.
Para a educação do teu amiguinhos de quatro patas, segue os Conselhos da Bobbyuka, que é... sabes quem? Pois é a minha avó!
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE DO TEU CACHORRO
Qualquer que seja a raça do teu cão, ele será sempre o companheiro mais dedicado que terás ao longo de toda a tua vida. Pouco te pedirá em troca do seu imenso amor por ti! Por isso, não te esqueças de lhe dispensar alguns cuidados.
Se eu fui sempre um cão feliz é porque os meus donos souberam cuidar muito bem de mim. Se quiseres que o teu cachorrinho também goste muito de ti, aprende a cuidar dele, e segue os meus conselhos. Verás que ele assim vai viver muitos anos, tal como eu.
Alimentação: Os alimentos para cães que encontramos à venda nas lojas são de muito boa qualidade, mas eu sempre preferi a carne com arroz e legumes preparada em casa pela minha dona.
E quando da minha aventura, nem te digo nada como me souberam bem os pastéis de bacalhau que eram o almoço dela! Uma pequena maravilha!
Higiene geral: os cães de pêlo comprido, como eu, necessitam de ser escovados mais vezes do que os cães de pêlo raso. Por isso, se és amigo do teu cão - e também da tua mamã, para que ela não tenha a casa cheia de pêlos - escova-o pelo menos uma vez por semana.
Terás igualmente de vigiar as suas orelhas, que limparás uma vez por mês com um algodão embebido em álcool. Tal como para ti, nunca uses água para limpar os ouvidos; evitas assim a produção de cera e, até, outros problemas graves dos ouvidos.
A maior parte dos cães não gostam de tomar banho e também não precisam. Mas, se o teu cão estiver muito, muito sujo... não há outra solução!
Claro que tratando-se de um cão de água português, ele poderá não gostar de tomar banho para se lavar, mas adorará ir contigo a qualquer sítio onde haja água, pois é um amador de desportos aquáticos...
Cuidados veterinários elementares: são basicamente as vacinas e eliminação de vermes ou parasitas.
Deves fazer vacinar o teu cão, qualquer que seja a raça, logo a partir dos dois meses.
Assim, a sua primeira visita ao veterinário será por essa altura, e a partir daí saberás quando deves voltar, pois tudo passará a estar anotado no seu boletim de vacinas.
Algumas vacinas têm de ser dadas individualmente, enquanto outras podem ser combinadas numa simples injecção, o que torna as coisas muito mais simples.
E não te esqueças de que, cerca de uma semana e meia antes das vacinas, deves dar-lhe um medicamento (que compras na farmácia) para eliminar os vermes e parasitas semelhantes.
Também tu e a tua família devem tomar, com a mesma regularidade, um medicamento semelhante para os vermes e outros parasitas. Tal como para as crianças e os adultos, também para os animais uma boa saúde é sinal de longevidade e de felicidade!
|
|