|
Pensa-se que o Cão d'Água português é o ascendente do "Caniche"
(que contrariamente ao que muita gente julga não é de origem francesa),
assim como do "Irish Water Spaniel" (cão de água irlandês).
O Cão d'Água português é, portanto, uma das raças de cães mais antigas do mundo.
Oriundo do litoral português, acabou por se fixar praticamente no Algarve, sobretudo em Olhão.
Acompanhava os pescadores na sua faina diária, desempenhando aí um importante papel, devido às suas extraordinárias qualidades.
Por volta dos anos 60, com as modificações introduzidas na pesca, os cães desta maravilhosa raça estiveram quase em vias de extinção.
Felizmente, esse problema encontra-se praticamente resolvido hoje em dia, graças aos Americanos,
e gostarás certamente de saber que existem muitos Cães d'Água portugueses nos Estados-Unidos, onde são muito apreciados.
Aliás a Fundação do Cão de Água Português foi criada por Americanos e outros estrangeiros.
Em Portugal não existe sequer uma associação digna desse nome!
O Cão d'Água português tem pelagem de cor predominantemente escura, longa e levemente encaracolada, pelo que requer umas escovadelas pelo menos três vezes por semana. Um facto surpreendente sobre o cão de água português é ser normalmente muito bem tolerado por pessoas que sofrem de alergias ao pêlo de cão ou de outros animais. Esta característica hipoalérgica do Cão de Água português é atribuível à natureza do pêlo.
É um cão com um temperamento apaixonado, inteligente e muito obediente. Sendo um óptimo nadador, é o companheiro ideal para quem gosta de praticar desportos aquáticos.
Para aprenderes mais coisas sobre os cuidados e a educação do teu cachorrinho, segue os Conselhos do Barry.
E agora, a grande novidade: O Presidente Obama escolheu um cão d'Água português como animal de estimação para a sua família; o novo habitante da "Casa Branca" é um cão d'Água oferecido pelo senador Kennedy, que era um grande apaixonado por esta maravilhosa raça canina portuguesa. |
|