|
Esta raça portuguesa é uma das mais antigas da Península Ibérica e deve o seu nome a Castro Laboreiro, a vila no Norte de Portugal donde é originária.
Durante séculos, Castro Laboreiro foi uma aldeia perdida entre montanhas, e o difícil acesso preservou por muito tempo a pureza da raça.
Estes cães acompanhavam os donos e o gado quando iam para as pastagens, conservando-se vigilantes por causa dos lobos, que antigamente ainda abundavam naquelas regiões.
Sabiam também cumprir com eficácia a tarefa de conduzir o gado quando necessário.
Segundo várias teorias, haveria sangue do cão de Castro Laboreiro no Retriever do Labrador, pois alguns cães desta raça portuguesa teriam sido transportados até à Terra-Nova pelos Portugueses e aí se teriam cruzado com cães locais.
O cão de Castro Laboreiro é muito dócil e afectuoso para com os seus donos e pessoas conhecidas, e a sua fidelidade é estraordinária. Excelente cão de família, brincalhão mas ao mesmo tempo calmo e protector, é muito apropriado para tomar conta das crianças da casa. Cumpre também com grande eficácia o seu papel de guarda de propriedades, e tem sido utilizado pelos fuzileiros portugueses em diversas tarefas.
O pêlo do cão de Castro Laboreiro é grosso e resistente, liso e um tanto rude ao tacto. A cor da pelagem é uma das características mais marcantes da raça : lobeiro nas suas várias tonalidades, desde o claro ao escuro, sendo esta a mais comum.
O cão de Castro Laboreiro é um cão rústico e saudável, que não precisa de cuidados especiais, apenas uma escovadela uma ou duas vezes por semana, e banho só quando estiver muito sujo !
Para aprenderes mais coisas sobre os cuidados e a educação do teu cachorrinho, podes consultar os Conselhos do Barry.
O cão de Castro Laboreiro vive em média 12 anos, e o número normal de cachorros por ninhada é de seis.
Apesar de todos os atributos desta raça, ela não tem sido das mais acarinhada entre os Portugueses.
Esta foi, aliás, uma das últimas raças portuguesas a ter um clube para assegurar a sua preservação e expansão (tendo este surgido em 1989). Esperemos que a situação possa evoluir no sentido de salvar da extinção esta maravilhosa raça de cães ! |
|