|
|
O Podengo português é uma das mais antigas raças portuguesas de cães. Pensa-se que os seus antepassados foram os cães trazidos pelos Fenícios e os Romanos para a Península Ibérica, os quais, no século VIII, se cruzaram com os cães dos Mouros. Ao longo dos séculos, o Podengo português foi-se adaptando ao território e clima nacionais.
Parente próximo de outras raças que existem em países mediterrânicos, o Podengo Português distingue-se pelas suas três variedades de tamanhos: o grande, com 55 a 70 cm de altura; o médio, com 40 a 55 cm; e o pequeno, com 20 a 30 cm de altura.
Todas estas variedades de tamanho possuem duas variedades de pêlo: o liso e o cerdoso. As cores predominantes são o amarelo e o fulvo em três tonalidades, o preto mal tinto, unicolores ou malhadas de branco ou de branco malhado.
O Podengo português é um excelente cão de caça: os grandes são mais usados na caça grossa, sobretudo na do javali; enquanto que os médios e os pequenos estão mais vocacionados para a caça aos coelhos. É também um óptimo cão de guarda, e na variedade pequena pode tornar-se um bom animal de companhia pelo seu temperamento afectuoso e sociável.
Sabias que certas "estrelas" caninas do mundo de Hollywood têm sido Podengos portugueses? Pois assim é! Em filmes como Soccer Dog, Three Wishes e ainda Zeus and Roxanne, as vedetas eram cães desta extraordinária raça portuguesa!
A Chica e a Minnie, as duas cadelinhas da foto têm pêlo cerdoso e são da variedade pequena.
Gostarias de ver mais algumas fotos maravilhosos de Podengo portugueses?
Então faz uma visita ao portal do Daily Puppy.
Vais adorar o Pico!
Para cuidados gerais e educação do teu cachorro, segue os Conselhos do Barry. |
|