|
Esta raça surgiu há muito tempo na Serra da Estrela, a montanha mais alta de Portugal. Segundo parece, foi trazida pelos povos bárbaros que invadiram a Península Ibérica no século V.
Foi um cão que ajudou durante muitos anos os pastores a defender os seus rebanhos, quando estes estavam isolados nos montes da serra a pastar. Combatiam valentemente os lobos, as raposas e outros animais predadores que, esfomeados, tentavam comer as ovelhas e cabras dos rebanhos e punham também em perigo, muitas vezes, o próprio pastor. Defendiam ainda os rebanhos e o pastor contra os assaltantes de gado que, por vezes, lá passavam.
Hoje em dia é uma raça portuguesa bastante apreciada por aqueles que a conhecem, e encontramos cães da Serra da Estrela por todo o país, e também muitos no estrangeiro. São animais muito amigos do dono. Gostam de brincar com as crianças, de quem se tornam bons amigos e protectores, pois por detrás do seu aspecto forte, robusto e vigoroso, esconde-se "uma paz de alma" de olhar terno, expressão tranquila e atenta.
O Serra da Estrela é um cão inteligente e calmo, mas às vezes é um pouco teimoso, como acontecia com a minha querida Bobbyuka. É um cão de grande porte, saudável, e que vive normalmente 12/14 anos. As suas cores são o lobeiro, o fulvo e o amarelo. Existem duas variedades, uma de pêlo curto, outra de pêlo comprido.
O Serra da Estrela é um cão maravilhoso e satisfaz-se com pouco. Contudo, devido à sua corpulência e necessidade de viver ao ar livre, não é muito aconselhado que viva em apartamento, mas não é impossível. A minha querida Bobbyuka viveu connosco cinco anos em apartamento, e quando nos mudámos para uma casa com jardim, ia dificilmente sozinha lá para fora, preferindo ficar dentro de casa na nossa companhia.
Não dão muito trabalho a tratar, bastando uma escovadela no pêlo uma vez por semana, e banhos só quando estiverem realmente demasiado sujos, pois a gordura no sub-pêlo protege-os das mudanças de tempo, e os banhos acabariam por prejudicar essa característica. Se quiseres saber mais coisas sobre os cuidados e a educação do teu cão, já sabes que podes consultar os Conselhos do Barry.
|
|