para ver para ler para aprender para jogar para fazer para conhecer

para home em português para home em francês para home em alemão para home em inglês


para página sobre o reino animal

para página sobre os animais da quinta

para página sobre os mamíferos

para página sobre as aves

para página sobre os peixes

para página sobre os répteis

para página sobre os anfíbios

para página sobre os invertebrados


 
   
  Os aracnídeos são uma classe dos artrópodes, um subgrupo dos invertebrados. Possuem quatro pares de patas articuladas e incluem, entre outros, aranhas, escorpiões, carraças, ácaros. O nome desta classe tem origem na figura da mitologia grega Arachne, que significa “aranha”, porque as aranhas foram os primeiros membros a pertencer a esta classe. Quase todas as espécies são animais terrestres.

ARANHAS
As aranhas encontram-se em todos os continentes, com excepção da Antártida, e adaptaram-se praticamente a todos os tipos de habitats terrestres. As aranhas têm oito pernas e podem injectar veneno. Ao contrário dos insectos, as aranhas não têm antenas. Produzem teias que combinam leveza, força e grande elasticidade, sendo em alguns destes aspectos superior aos melhores materiais sintéticos.

aranha
Aranha
aranha de areia
Aranha de areia
aranha caranguejeira
Aranha caranguejeira
     
aranha de costas vermelhas
Aranha de costas vermelhas
aranha negra europeia
Aranha negra europeia
aranha viúva negra
Aranha viúva negra

ESCORPIÕES
Os escorpiões são animais geralmente discretos e nocturnos, escondendo-se durante o dia sob troncos e cascas de árvores. Conforme as espécies, os escorpiões podem ser ovovivíparos ou vivíparos. Assim que nascem, os bebés escorpião trepam logo para as costas da mãe. As mães escorpião cuidam dos seus filhotes até estes estarem aptos a caçar sozinhos.

escorpião imperador
Escorpião imperador
escorpião negro
Escorpião negro
escorpião ibérico
Escorpião ibérico

CARRAÇAS E OUTROS ÁCAROS
A grande capacidade de adaptação dos ácaros e o pequeno tamanho, possibilitaram a conquista de diversos ambientes aquáticos e terrestres. Os ácaros ocupam uma variedade maior de habitats do que qualquer outro grupo de aracnídeos e vivem em todos os lugares da Terra onde exista o ser humano ou outros animais. As carraças são os ácaros de maior tamanho. São parasitas que se alimentam de sangue e são portadores de muitas doenças, que transmitem aos homens e animais.

carraças fêmea e macho
Carraças fêmea e macho
ectoparasita dos vegetais
ectoparasita dos vegetais
 


 
 
assinatura do Barry
 
  voltar à anterior  
 
   
       
    Todos os Textos e Imagens © Dulce Rodrigues, 2009. Todos os direitos reservados